BLOG

História da Família GOZZI

GOZZI é um sobrenome derivado do latim GOTII e significa “FILHO DE GOTIO”, sendo GOTIO um nome próprio. O nome foi sofrendo alterações ortográficas ao longo do tempo: GUZO, GUZZO, GUOZZI, GOZZE, GOZI e, finalmente GOZZI.

Em 24 de fevereiro de 303 d.C, sob o comando do Imperador Diocleciano, a última perseguição geral aos cristãos foi convocada, resultando em morte, tortura, prisão e no deslocamento de muitos cristãos. Por sorte, a maioria dos cristãos do império evitou a punição. Em razão deste evento muitos cristãos migraram para Itália onde a perseguição era menos intensa. Sabe-se que a família Gozzi estava entre esses refugiados.

Os integrantes da época da família Gozzi eram exímios construtores de casas e muralhas. Por isso, no século VI, ajudaram a construir e organizar a mais antiga república do mundo, São Marino. Nos arquivos históricos deste país, é possível aferir que a família participou intensamente da estrutura política, obtendo cargos importantes como capitães-regentes, notários, magistrados e títulos da nobreza.

No século XV, graças a um cenário conturbado por mudanças sociais, políticas e econômicas, a família Gozzi começou a se espalhar por toda a Itália. A partir de São Marino, aparecem vários ramos em Forli, Ravena, Ferrara, Bolonha, Modena, Reggio Emilia, Parma, Piacenza, Bérgamo e Veneza. 

Karina Gozzi, fundadora da empresa Casanuova Cidadania Italiana, possui seu ancestrais italianos proveniente das provnícias de Reggio Emilia e Veneza.